Direção: Weber Fonseca
Performer: Geórgia Palomino
Preparação corporal: Tânia Gomes Mendonça
Produção / Make: Mariana Basso
Figurino: Murilo Rangel
Fotografia: Lucas Tannuri
Filmagem: Paulo Delfini
A CIVILIZADA
A atuação fica a cargo da performer Geórgia Palomino, em torno da personagem Ella, enquanto faz uso de várias linguagens artísticas, como o teatro, a dança e artes visuais.
A cena transcorre numa elegante mesa de jantar onde Ella é convidada a participar de uma aula de etiqueta. Ella a princípio se comporta como cabe a uma “mulher de família”, educada, reservada, controlada, mas não consegue manter-se alheia a forte opressão que sofre e rompe com a “civilidade” imposta. Daí, começa a agir pelo seu próprio gosto e parte para um embate com seu “locutor” num duelo dançado com uma faca.
Através das ações dessa mulher oprimida e redimida, procuramos mexer e provocar uma reflexão no público sobre os padrões exigidos e impostos pela sociedade patriarcal e o quanto nos pegamos reproduzindo tais valores.
Busca-se lançar para as pessoas um olhar reflexivo e crítico sobre a realidade na qual as mulheres e o feminino estão inseridos. É um ato que pede um momento para uma reflexão necessária sobre o mundo e o papel sociedade em relação ao gênero.
Trata-se de uma performance a ocorrer em locais fechados e intimistas, podendo também ser em caixa preta.
Duração: 12 minutos.
Crédito da foto: Mariana Basso